A definição simples e direta de “Conteúdo Gerado pelo Usuário” é todo conteúdo produzido pelo cliente final de uma marca, geralmente feito e compartilhado em ambiente digital.
Quantas vezes vocês já pararam para pensar em como criar conteúdos que gerem engajamento e que aumentem o valor agregado do produto ou serviço de sua empresa?
Hoje com toda a visibilidade digital que as empresas possuem, muito mais do que clientes, as empresas passam a ter fãs da marca, que querem seguir um estilo de vida condizendo com os valores e propósitos das empresas que seguem.
Com essa visibilidade é muito provável que este consumidor passe a gerar conteúdo espontâneo, interagindo com sua marca através de reviews, fotos, vídeos, posts, publicações ou tweets.
Não há nada mais interessante para outros consumidores do que ver, ouvir e absorver opiniões de consumidores “iguais” a ele, isso faz com que as pessoas analisem as observações dos demais usuários antes de decidir sua compra.
Quando identificamos que essa atividade dos consumidores já é mais que habitual nas redes sociais, podemos parar para pensar em quais as estratégias e os benefícios de incentivar esse conteúdo pelos usuários, vamos lá:
1. Baixo Investimento – Com o conteúdo criado e compartilhado pelo usuário, sua empresa não terá custos financeiros para criação deste conteúdo. Basta entrar em contato com o criador do conteúdo, pedir sua autorização para replicá-lo e dar os créditos a essa pessoa!
2. Credibilidade e Influência: Quanto mais usuários estejam utilizando seu produto ou serviço, tendo boas experiências e compartilhando com seus seguidores, mais confiança, engajamento e influencia ele terá no processo de decisão de compras de outros usuários que estão em dúvida sobre essa aquisição!
3. Maior Alcance – Quando um usuário cria um conteúdo e compartilha em sua rede, ele automaticamente atinge milhares de pessoas, que por afinidade também tendem a compartilhar o mesmo com sua própria rede de contatos. Isso faz com que este conteúdo tenha praticamente “vida própria” podendo ser compartilhado milhares de vezes, aumentando exponencialmente o alcance desta publicação!
Lembrem-se, para iniciar um processo de “UGC” é necessário ter planejamento, definir muito bem onde querem chegar com essa ação, que precisa ter definido começo, meio e fim, para que não dê a impressão ao público que está fazendo algo de improviso.
Vejam alguns exemplos de marcas que fizeram uma estratégia interessante utilizando o UGC.
· Coca-Cola: ação de colocar nomes nas suas latinhas e incentivar o compartilhamento de vídeos e fotos com o produto
· Starbucks: a mais famosa rede de cafés do mundo também criou uma ação utilizando o que todos conhecem de sua marca, os copos! A ação chamada de White Cup Contest, entregava o copo em branco para que o cliente fizesse sua própria arte e compartilhasse nas redes sociais. O prêmio? Algo melhor do que dinheiro, o vencedor teria sua arte imortalizada em uma edição especial de copos da empresa!
Para finalizar este artigo, sugiro que parem, pensem e vejam como podem criar ações que incentivem seus clientes a participarem das atividades de sua marca, criando conteúdos interessantes e quem sabe, em nosso próximo encontro, vamos falar sobre o sucesso do seu case utilizando uma estratégia de UGC!
Stevan Scarparo
Sócio Diretor
Agência e Produtora OQF
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