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Marketing de Conteúdo e suas oportunidades para 2021




Já faz um bom tempo que as empresas dos mais variados segmentos, utilizam o marketing de conteúdo como uma de várias estratégias para atrair a atenção e disseminar informações sobre diferentes temas com o objetivo de se aproximar de seus públicos de interesse ou aumentar os laços com seus clientes adquiridos.

Com o passar dos anos, foram e ainda são utilizadas diferentes formas de produzir estes materiais, como: vídeos, whitepapers, newsletters, e-books entre muitos outros.

Esse conteúdo deve ser cuidadosamente desenvolvido, para que a mensagem seja passada para o usuário com o perfil correto, com um tema interessante para que gere curiosidade e engajamento.

Essa somatória de fatores aumentam as probabilidades de seu conteúdo ser consumido e de ser compartilhado com públicos semelhantes e até mesmo novos, em diferentes redes sociais gerando um ciclo virtuoso de pessoas que passarão a ter contato com sua marca, aumentando o tráfego em seu site e redes sociais, aumentando consequentemente seus índices de conversão.

Uma dica para fugir do lugar comum é estimular a criatividade, seguindo tendências e trazendo frescor ao contato que as pessoas têm ou possam vir a ter com sua marca, entre elas o Podcast.

Os Podcasts oferecem uma grande oportunidade de colaboração tanto para as empresas quanto para as pessoas que os consomem.

Para empresa, as possibilidades de sempre trazerem conteúdos novos, entrevistas com importantes formadores de opinião fazem com que esse canal seja um grande aliado para diferentes temas e rumos que sua comunicação possa caminhar.

Para os consumidores esse formato traz facilidade para ouvir o material com o tema que mais curte, a qualquer momento, sem limites de horários ou localização.

Vamos embasar essas informações com alguns dados de mercado, segundo o streaming Deezer; o consumo nacional de podcasts subiu 67% em 2019, já o Spotify já aponta o Brasil como o segundo maior produtor de podcasts do mundo.

Uma pesquisa do Ibope aponta que 50 milhões de brasileiros costumam ouvir podcasts, o que corresponde a cerca de 40% dos 120 milhões de internautas do país.

Este meio possibilita que as marcas tenham oportunidade de mapear seus principais consumidores de conteúdo, com informações de perfil, interesses, localização e várias outras métricas que podem ser utilizadas em suas estratégias de Inbound Marketing.

Se ainda não tinha parado para pensar neste formato para oferecer conteúdo de qualidade para seus clientes, está aí uma oportunidade de abrir um novo canal de comunicação de sua empresa!


Por: Stevan Scarparo

Diretor de Marketing

Agência & Produtora OQF






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